A vez da personalização

Fonte Evaldo Costa. 19/11/2009 às 0h
Que indicadores nos ajudam a identificar que um país atingiu a maturidade no mercado de automóveis? Existem muitos. Podemos, por exemplo, optar pelo tamanho da frota nacional, relação de veículos em circulação por habitante, volume anual de vendas, número de players operando no mercado etc.

Mas, eu diria que um dos indicadores pouco notado que tem relação direta com o grau de amadurecimento do mercado é quando o consumidor deseja um carro diferente, modificado, sob medida, ou seja, quando as linhas de montagens não mais atendem as exigências de clientes ávidos por personalização. Em síntese, eu diria que é quando produzir automóveis bonitos, modernos e de qualidade já não é o bastante.

É exatamente isso que temos assistido em alguns mercados mais evoluídos como o americano. Por lá, há uma feira que ocorre todos os anos, em Las Vegas, chamada SEMA SHOW. O objetivo é, justamente, a transformação do veículo de acordo com o gosto do proprietário.   Mas, se você acha que esse é um negócio para poucos, é bom rever os seus conceitos, pois estamos falando de um mega mercado com muita gente de peso, a exemplo das maiores montadoras do planeta, de olho nele.

Mas, porque estamos falando nisso? É que o Brasil, que recentemente passou a ocupar a quinta colocação no ranking dos maiores mercados de carros do mundo, tomou gosto pelo assunto e está promovendo, no centro de exposições Imigrantes em São Paulo, desde o último domingo (18/10) a quinta edição da X-Treme Motorsports. Estamos falando da edição brasileira de personalização de veículos.

Muitas novidades deverão ser expostas este ano. Veículos que de tanto som mais parece um trio elétrico, motores transformados para obter desempenho superior, veículos turbinados, rodas de vários tipos e tamanhos, suspensão especial para deixar o veículo bem alto e vários fornecedores que oferecem todo o tipo de acessório e recursos para personalizar a aparência e o desempenho dos veículos.

O organizador do evento garante que, este ano, estará presente o Chip Foose, da respeitada empresa de designer americana Foose, famosa pelas suas criações e por fazer parte do programa Overhaulin, do Discovery Channel. Se você é também apaixonado por carros modificados, vale à pena conferir, pois no país não há lugar melhor para oxigenar as ideias em busca de como transformar o seu carro.

Pense nisso e ótima semana!
Evaldo Costa.
Fonte Evaldo Costa. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

A vez da personalização