"A Paixão de Cristo" é encenada na Estação Guanabara

Fonte Imprensa Unicamp 26/03/2013 às 9h

O CIS-Guanabara da Unicamp vai ser palco do espetáculo “A Paixão de Cristo”, com a expectativa de reunir 300 integrantes entre atores profissionais e amadores, nos dias 28 e 29, a partir das 20h30. Com entrada franca, a estimativa é de um público de 6.000 pessoas. Segundo Mário Farci, que dirige a encenação, o ator Victor Hugo interpretará Jesus Cristo e a narração será de Sérgio Mamberti. “Nosso objetivo é proporcionar à população e aos visitantes de Campinas um espetáculo de alto nível, contando a mais bela história da humanidade”, afirma o diretor.

O espetáculo apoiado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura, era encenado na vizinha Valinhos e a transferência se deve à mudança na gestão municipal. “Mário Farci, que era o secretário de Cultura da cidade até o final do ano passado e participava das reuniões da Região Metropolitana de Campinas para a área, já tinha visitado a Estação e, por isso, nos procurou. Para nós, é muito importante receber um evento desse porte”, afirma Angela Maria Morais, coordenadora do CIS-Guanabara.

Farci conta que ao receber o convite da Prefeitura de Campinas para encenar “A Paixão de Cristo”, lembrou-se imediatamente do espaço da Unicamp, considerando-o ideal. “Há pouca interferência de luz e de barulho, aspecto essencial para o sucesso da encenação, que é praticamente um audiovisual. Nela encontramos intensidade de emoção, o que sempre buscamos em teatro. Na verdade, o espetáculo é bem contemplativo e a contemplação leva fatalmente a uma reflexão, o que nos interessa muito.”

Segundo o diretor, será montada uma arquibancada em torno do palco e a transmissão simultânea, por meio de telões colocados em pontos estratégicos, também vai facilitar a visualização dos ricos detalhes da encenação. A cenografia terá ambientações no palácio de Pôncio Pilatos, na Via Sacra, no Calvário e no Sepulcro, entre outros, ocupando uma área de aproximadamente 2.000 metros quadrados.

Os interessados em participar da encenação como figurantes podem se inscrever até o dia do ensaio geral, na quarta-feira (27), e Mário Farci fornece seus próprios contatos: 19-9166-3633 e mfarci@terra.com.br. “Temos integrantes de várias cidades, de ambos os sexos e de qualquer idade. O espetáculo acontece com um mínimo de 130 pessoas, mas nosso objetivo é chegar a 300. Afinal, é a movimentação do povo de Jerusalém que dá colorido e volume à encenação, tanto no julgamento de Jesus Cristo, como no acompanhamento da Via Sacra e na crucificação.”

ServiçoEspetáculo “A Paixão de Cristo”Dias 28 (quinta-feira) e 29 (sexta-feira) de marçoA partir das 20h30No CIS-Guanabara, rua Mário Siqueira, 829, BotafogoContatos pelo fone 19-3233-7801 ou http://www.cisguanabara.unicamp.br/

Imprensa Unicamp
Fonte Imprensa Unicamp 26/03/2013 ás 9h

Compartilhe

"A Paixão de Cristo" é encenada na Estação Guanabara