A moda do financiamento coletivo chega à Ceilândia

Fonte Imprensa CrowdFundingFestival 01/05/2013 às 21h

A moda do financiamento coletivo chega à Ceilândia

Jovens empreendedores e artistas da cidade conseguem na internet recursos para financiar projetos

Crowdfunding - que em português quer dizer Financiamento Coletivo - é uma modalidade de financiamento colaborativo que ocorre por meio de uma plataforma digital. É tudo muito simples: quem tem uma boa ideia e precisa de financiamento para realizá-la, apresenta sua proposta em uma plataforma online e informa qual valor precisa captar. Por meio deste sistema, internautas com interesse em apoiar o projeto fazem doações – cada um dá o que quer ou o que pode. Para agradecer, os colaboradores de iniciativas Crowdfunding sempre são recompensados. O ‘agradecimento’ é sempre proporcional ao incentivo concedido. No caso do financiamento para a realização de uma peça teatral, por exemplo, os apoiadores da ideia podem receber desde fotos da encenação, até convites ou mesmo uma apresentação exclusiva.

As plataformas Crowdfunding já são uma realidade nos Estados Unidos e um fenômeno de crescimento no Brasil. Em 2012, a modalidade alcançou mais de 2,6 bilhões de dólares no mundo todo, sendo a maior parte concentrada na América do Norte, que alcançou a quantia de U$1,6 bi. Os projetos financiados coletivamente contemplam diversas áreas como a indústria cinematográfica, que já obteve 128 milhões de dólares, gravação de cd’s, ações sociais, artísticas, científicas e tecnológicas, esportes e diversas outras.

A participação social é a grande sacada do Crowdfunding. Os projetos apresentados ganham visibilidade a partir do uso intensivo das redes sociais e, de uma forma não-burocrática, entusiástica e engajada, convidam a sociedade a conhecer a ideia e colaborar com sua realização.

Em maio, acontece na Ceilândia- DF, o Festival de CrowdFunding, que vai ensinar jovens e empreendedores a utilizar as ferramentas das plataformas de CrowdFunding no Brasil, para conseguir levantar recursos para seus projetos.

Sobre o Crowdfunding Festival

O Crowdfunding Festival é de âmbito nacional e expõe projetos realizados através do Financiamento Coletivo, como também um ambiente de apresentação de um mecanismo simples para a captação de recursos e integrado às possibilidades das tecnologias da comunicação e informática – principalmente as redes sociais. Além disso, o Crowdfunding Festival apresentará palestras em tom de workshops com as principais plataformas de crowdfunding brasileiras. Elas mostram o funcionamento de seus sites e também apresentarão suas técnicas e metodologias de trabalho para que o público do evento aprenda e alcance os objetivos de captação financeira em micro-pagamentos específicos do crowdfunding. O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura do GDF através do FAC na categoria Eventos Cultura e Diversidade.

Personagens:

Cantora Thabata
Conseguiu recursos para fazer um CD em 2012 e procura o financiamento coletivo para gravar seu primeiro clip.
 
 
 
INSTITUTO BATUCAR
Eles dão oficinas de música para crianças da comunidade. Querem fazer cópias do DVD que acabaram de filmar com intuito de vender e comprar a casa que alugam.
 
 
GALPÃO DO RISO
Escola profissionalizante de palhaços. Querem comprar uma kombi para facilitar o transporte para trabalhos e viagens.
61 8242 2199 ou 96583110
 
 
Banda Lorem
A banda Lorem conseguiu gravar esse ano seu primeiro CD e fazer um site de qualidade, agora estão em busca de fazer seu primeiro clip com a música mais pedida.
 
 
Imprensa  CrowdFundingFestival
Fonte Imprensa CrowdFundingFestival 01/05/2013 ás 21h

Compartilhe

A moda do financiamento coletivo chega à Ceilândia