A importância da comunicação para as organizações

Fonte RZT Comunicação 19/11/2009 às 0h
A comunicação certamente está entre os mais relevantes fatores para o sucesso de uma empresa. Como as organizações são redes de contatos e relações entre pessoas e equipes semi-independentes, o que conta é a interação entre as partes, e não isoladamente. Afinal, comunicar é compartilhar.

Dentro de um processo de comunicação, além do emissor e do receptor da mensagem destacamos a importância do feedback ou retroalimentação. Trata-se de um processo verbal ou não verbal, por meio da qual uma pessoa informa a outra sobre suas concepções e sensações no que se refere à conduta e às opiniões do próximo.

Sendo assim, para que obtenhamos êxito num processo de comunicação e o mesmo se torne eficaz, é preciso que o emissor adapte sua mensagem ao receptor e comprove, mediante feedback, que tenha sido entendido.

Dentre as vias de comunicação, destacamos que algo em torno de 60% a 80% representam linguagem corporal, entre 20 a 30% o tom de voz e 7% as palavras.

Qual é a finalidade da comunicação para as organizações?

- Compartilhar uma visão convincente: saber aonde vamos, ou o que é importante;
- Integração: unir esforços numa mesma direção;
- Fomentar a saúde da organização: criar um clima adequado;
- Tomar decisões inteligentes: dispor de informação para tomar a, cada momento, a decisão mais adequada.

O que ocorre quando não nos comunicamos?

- Não se dá instruções sobre o trabalho;
- As pessoas não sabem o que fazem nem para qual finalidade;
- A direção não recebe informação para a tomada de decisões;
- Fica impossível coordenar os diferentes trabalhos;
- Não há cooperação;
- Baixa produtividade, desmotivação, perda da competitividade...

O que é um plano de comunicação interno?

É um projeto inserido na cultura da organização que permite, através dos meios e suportes adequados, cobrir as necessidades de comunicação tanto dos indivíduos quanto dos grupos que a constituem.

Qual é a função da comunicação interna?

Ela se desenvolve tendo em conta seus elementos fundamentais: emissor e receptor, canal e mensagem. O objetivo é assegurar o cumprimento de metas através dos mecanismos de monitoramento e avaliação.

Quais são os objetivos da comunicação?

- Obter um fluxo de mensagens ascendentes (feedback), descendentes (informação) e horizontais (coordenação);
- Transmitir a todo o conjunto da organização as mensagens importantes (objetivos, formação, mudanças);
- Tornar coesas as equipes de trabalho;
- Facilitar procedimentos ágeis, participação eficaz e decisões dinâmicas;
- Dispor de uma maior eficácia operacional.

O que impede a comunicação (barreiras)?

- O lugar ou o momento;
- Perturbações ou interferências;
- Falta de empatia;
- Inexistência de feedback;
- Variação perceptiva;
- Não escutar.

Autor: Fernando Montero da Costa, Diretor de Operações da Human Brasil, especializada em seleção e recrutamento de talentos, formação, desenvolvimento e consultoria estratégica de pessoas nas organizações. Site www.humanbrasil.com.br e fone (11) 3528-2200.


A Human

Fundada na Espanha, em 1988, a Human Management Systems é uma empresa prestadora de serviços em consultoria, recrutamento e seleção de pessoas.

Ao longo desses anos, a multinacional vem se diferenciando graças à incorporação das técnicas mais avançadas de gestão do enfoque e consideração do fator humano. E, com isso, cria valor de modo sustentável para os clientes, trazendo reduções de custos, ampliando as margens e alcançando resultados econômicos e gerenciais expressivos.

A Human atua com um estilo personalizado com cada cliente, tendo sempre como pilares valores como:

• Vitalidade
• Orientação ao cliente e a resultados
• Ética - Rigor profissional
• Confiança nas pessoas
• Compromisso social
• Espírito de melhoria contínua
• Orgulho da marca
• Excelência profissional

Com a qualidade de seus serviços e de sua equipe, a Human tornou-se referência na Espanha, abriu uma unidade na China, firmou parcerias em diversos outros países e em 2008 chegou ao Brasil, com escritórios em São Paulo-SP e Macaé-RJ.

Para consolidar-se no território brasileiro, associou-se à InterAction Plexus, empresa que atua desde 1995 nos segmentos de consultoria e treinamento em negócios e sistemas de gestão.

A Human abre sua unidade no Brasil com foco futuro na expansão para a América Latina, onde já prestava serviços diretamente de sua matriz européia.

Hoje a multinacional conta com mais de 130 profissionais em diversos países. Compõem também a equipe de profissionais da Human, por meio de suas parcerias, mais de 150 consultores em sua rede internacional.

Entre os serviços prestados pela Human estão:

• Seleção de profissionais, executivos e head hunting;
• Soluções para Gestão Estratégica de Negócios e de Recursos Humanos;
• Treinamento e desenvolvimento;
• Coaching.
RZT Comunicação
Fonte RZT Comunicação 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

A importância da comunicação para as organizações