A FINEP terá uma estrutura de 3,5 mil m2 totalmente planejada a partir de um design "verde"

Fonte Ascom - FINEP 01/06/2012 às 16h

A FINEP terá uma estrutura de 3,5 mil m2 totalmente planejada a partir de um design

A FINEP terá uma estrutura de 3,5 mil m2 totalmente planejada a partir de um design “verde” na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. O evento é alusivo aos 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). No espaço da Financiadora, localizado no Armazém 3 do Píer Mauá, Zona Portuária, ocorrerá a exposição Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.

Diversas empresas e instituições públicas e privadas – entre as quais Itaipu Binacional, Embraer e Embraco – estarão presentes. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) e instituições associadas também confirmaram presença e ocuparão um estande com cerca de 300 m2. Todos os expositores apresentarão produtos, serviços e processos inovadores ligados ao tema que norteia o evento.

Já o Armazém 4 foi cedido pela FINEP para ser ocupado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “Os projetos expostos terão por foco a inovação consorciada com sustentabilidade. A Financiadora, que está apoiando a Rio+20 com R$ 3 milhões, quer liderar o apoio às iniciativas voltadas ao crescimento responsável do ponto de vista ambiental”, afirma Alice Abreu, chefe da Coordenação de Cooperação Internacional da FINEP.

Alice destaca ainda que já foi assinado um outro acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que permitirá à FINEP organizar eventos internacionais de grande envergadura ligados à inovação para a sustentabilidade. “A ideia é que a Financiadora esteja à frente de feiras e exposições internacionais nos mesmos moldes a cada dois anos”, explica.

O acordo tem por instituição interveniente a Agência Brasileira de Cooperação, que integra a estrutura do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Essa agência negocia e estrutura projetos brasileiros de cooperação técnica, executados com base nos acordos firmados pelo Brasil com outros países e organismos estrangeiros.

Venture Forum Brasil Sustentável

No dia 15 de junho, acontece o Venture Forum Brasil Sustentável, que vai apresentar empresas inovadoras com atuação centrada em tecnologias verdes ou destaque nos componentes ligados à sustentabilidade (social, ambiental e econômico) a potenciais investidores de seed capital, venture capital e private equity. As empresas selecionadas também terão espaço para a exposição de seus produtos e serviços no pavilhão da FINEP na Conferência.


Ascom - FINEP
Fonte Ascom - FINEP 01/06/2012 ás 16h

Compartilhe

A FINEP terá uma estrutura de 3,5 mil m2 totalmente planejada a partir de um design "verde"