A China cresceu 49%, e ano começa com recordes de vendas de carros

Fonte Evaldo Costa 31/03/2013 às 9h

A vendas globais de automóveis e comerciais leves aceleraram nos dois primeiros meses de 2013. O desempenho de Janeiro foi de 13% acima do mesmo mês do ano anterior e foi o melhor Janeiro desde 2010, quando a economia global entrou nos estágios iniciais da crise, cujos efeitos refletiu globalmente.

A líder de crescimento em Janeiro de 2013, foi a China que cresceu 49% sobre Janeiro de 2012. As vendas de carros em toda a Ásia saltou 30% sobre Janeiro do ano anterior. A América do Sul registrou nos dois primeiros meses de 2013, crescimento de dois dígitos, mas o mercado deverá desacelerar, pois o Brasil (o maior volume de vendas da região), teve queda em Fevereiro e não deverá crescer muito no primeiro semestre de 2013, já que a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI, principal responsável pelo crescimento de 2012, está sendo retirado gradativamente.

Dados de Fevereiro da América do Norte revelam que as vendas anualizadas nos Estados Unidos sinalizam para 15,4 milhões de unidades, acima da média de 15,3 milhões dos últimos 12 meses.

A Tailândia cresceu 68% nos dois primeiros meses do ano, e já é o décimo maior fabricante de automóveis do mundo

O bom desempenho da indústria automobilística Norte Americana, foi graças à recuperação da economia dos Estados Unidos, estimulada por baixas taxas de juros, aumento da disponibilidade de crédito, recuperação do emprego e da renda familiar. Além disso, o aquecimento do setor imobiliário, foi decisivo para o crescimento de 21% das vendas, sobre fevereiro de 2012.

Para 2013, os Estados Unidos espera alcançar 16,5 milhões de unidades vendidas, superando assim às 15,8 milhões contabilizadas em 2012. Caso a previsão se confirme, será o melhor número alcançado pelo país desde 2007, quando as vendas do setor começaram a declinar.

Com relação a produção nos dois primeiros meses 2013, a campeão de crescimento não foi a China, como pode parecer com o seu robusto desempenho. A primeira colocada do ranking de melhor performance foi a Tailândia, cujo crescimento nos dois primeiros meses do ano foi de 68%, sobre o mesmo período do ano anterior.

As vendas globais de automóveis e comerciais leves em 2012, foram de 62.4 milhões de unidades

A Tailândia em 2012, produziu 2,4 milhões de unidades, garantindo assim ao país entrar para o clube dos dez maiores produtores de veículos do mundo (ocupava no ano anterior, a décima terceira posição). Para 2013, a indústria automobilística tailandesa espera alcançar produção de 2,8milhões de unidades.

O país absorve quase 60% de todos os veículos produzidos e os 40% restantes são exportados. Assim como no Brasil, o governo tailandês concede benefícios para quem compra carros novos. Tanto lá como aqui, os descontos encerrarão até junho de 2013.

As vendas globais de automóveis e comerciais leves em 2012, foram de 62.4 milhões de unidades, superando os 58,9 milhões de unidades do ano anterior.

Ótima semana,

Evaldo Costa

Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Blog: verdesobrerodas.com.br

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com

Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br

Evaldo Costa
Fonte Evaldo Costa 31/03/2013 ás 9h

Compartilhe

A China cresceu 49%, e ano começa com recordes de vendas de carros