A BVRio e ASA Paragominas juntam forças para promover regularização ambiental no Pará

Fonte Imprensa BVRio 18/03/2013 às 7h

O mercado de Cotas de Reserva Ambiental será o foco das atividades

A Agência de Serviços Ambientais (ASA) Paragominas comemora um ano e faz aniversário juntamente com o Programa Municípios Verdes. A ASA é parceira da BVRio, e as duas entidades vão participar de eventos nos municípios de Dom Eliseu, Ulianópolis e Paragominas.

Nos dias 21 e 22 de março (quinta e sexta-feira), a ASA está convidando proprietários rurais para conversar com representantes da BVRio, que irão mostrar como produtores rurais podem iniciar o seu processo de regularização ambiental através da compra de Cotas de Reserva Ambiental na BVRio.

Entre as autoridades confirmadas para os eventos do dia 22 em Paragominas, estão o Secretário Extraordinário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto e o chefe da Consultoria Jurídica do Ministério do Meio Ambiente, Mauro Almeida, que vai falar sobre os preparativos do governo para implementar o Cadastro Ambiental Rural nacional.

CRAs

A BVRio lançou o mercado de Cotas de Reserva Ambiental em dezembro de 2012 e, em pouco mais de três meses já tem mais de 700 proprietários rurais cadastrados e 350 mil hectares em oferta. O que mostra que o produtor brasileiro tem interesse e quer fazer a regularização ambiental de sua propriedade.

As Cotas de Reserva Ambiental são um mecanismo regulamentado pela nova Lei Florestal (que substituiu o Código Florestal) e serão emitidas pelos governos dos estados.

O cadastro na ASA Paragominas e na BVRio é gratuito e os técnicos vão explicar e ajudar produtores a se cadastrarem. O cadastro não implica em compromisso: o proprietário só compra ou vende, se quiser. Para quem tem déficit de Reserva Legal, a compra de Cotas de Reserva Ambiental é uma opção mais barata e ágil do que o replantio ou recomposição de vegetação nativa na própria propriedade.

A negociação é realizada na BVTrade, uma plataforma online que oferece segurança e privacidade aos participantes (www.bvtrade.org). Os nomes e os detalhes dos participantes só são revelados quando o negócio é fechado e o dinheiro só muda de mãos quando há a efetiva emissão e transferência das Cotas de Reserva Ambiental para o nome do comprador.

A ASA Paragominas é uma associação sem fins lucrativos que visa promover a valorização de serviços ambientais em Paragominas e outros municípios do Pará. A BVRio, também uma associação sem fins lucrativos, tem como objetivo facilitar a regularização ambiental no país.

Confira a Programação:

Ulianópolis
Dia: 21 de março
Local: Sindicato dos Produtores Rurais de Ulianópolis
Horário: 10h às 12h

Dom Eliseu
Dia: 21 de março
Local: Sindicato dos Produtores Rurais de Dom Eliseu
Horário: 15h às 17:00h

Paragominas
Dia: 22 de março
Local: Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas
Horário: 09:00 – 17:00
Palestras da ASA Paragominas e da BVRio e cadastramento durante todo o dia.

É com prazer que constatamos que na data de hoje a BVRio conta com mais de 700 participantes, 90 propriedades com uma área total de mais de 350 mil hectares, ofertando Cotas de Reserva Ambiental dos principais biomas do pais. Já contamos também com as primeiras ofertas de compra, iniciando o processo de negociação.

Bolsa de Valores Ambientais - BVRio
www.bvrio.org

Imprensa  BVRio
Fonte Imprensa BVRio 18/03/2013 ás 7h

Compartilhe

A BVRio e ASA Paragominas juntam forças para promover regularização ambiental no Pará