A atitude é o profeta do nosso futuro

Fonte Evaldo Costa 29/04/2013 às 12h

A atitude é um valor de extrema importância em nossa vida. É ela que nos leva a levantar da cama e ir em busca das nossas realizações. Sem uma boa dose de atitude, dificilmente alcançaremos as nossas metas.

Subestimar a atitude é um dos graves erros que podemos cometer. Ela é a nossa melhor amiga, ou a nossa pior inimiga. Ela é mais honesta e consistente do que as nossas palavras. Você pode planejar a sua vida com maestria, pode adquirir formação nas melhores universidades do mundo, e pode também ter ideias geniais.

No entanto, sem atitude terminaremos sem dinheiro, com o diploma no fundo da gaveta, planejamento esquecido e as melhores ideias abandonadas. A atitude precisa ser plena: temos ou não atitude. Não há como ter atitude mais ou menor. É ela que permite nos educarmos melhor, viver com compaixão e construir uma vida confortável e melhor.

Um candidato, com atitude, a procura do seu primeiro emprego, não terá grandes problemas para encontrar uma boa colocação. Um profissional desempregado, mas com atitude, consegue se recolocar rapidamente e até negocia uma remuneração melhor. Uma pessoa com atitude age com confiança e conquista os seus sonhos. A atitude é como se fosse o bibliotecário do nosso passado, o presidente do nosso presente, e o profeta do nosso futuro.

Já a falta de atitude é uma das maiores razões pelas quais as pessoas fracassam. O marido ou a mulher sem atitude não conseguirá lidar com os conflitos do casal de forma eficaz, e acabam arruinando o futuro da relação familiar. O médico sem atitude pode mandar o paciente para o cemitério. O advogado sem atitude pode deixar seu cliente morrer na cadeia. O engenheiro sem atitude pode deixar que o prédio desabe e sacrifique muitas vidas.

O importante para vencer na vida é ter atitude de vencedor. A atitude é a chave para ajudar a construir uma sociedade melhor. É ela que nos leva a ajudar o próximo, construir uma família estruturada, conviver em harmonia com quem esteja ao nosso lado e avançar para uma vida melhor. A atitude é mais importante do que os fatos, passado, dinheiro, circunstância, fracasso, aparência ou habilidade.

É verdade que a atitude não é solução para tudo, pois não podemos mudar o nosso passado, a maneira como as pessoas vão agir, os problemas que temos que enfrentar, enfim não podemos evitar o inevitável. Porém, como sempre temos escolha, podemos optar por ter atitude de vencedor e usar as pedras do caminho para construir a escada do sucesso. Até porque, estou convencido de que a vida é 10% o que acontece conosco e 90% como reagimos a ela.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa

Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Blog: www.evaldocosta.blogspot..com

Web Site: www.evaldocosta.com

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
Siga no Twitter/LikedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br

Evaldo Costa
Fonte Evaldo Costa 29/04/2013 ás 12h

Compartilhe

A atitude é o profeta do nosso futuro