A ABRE fechou parceria com a Nielsen, empresa líder global em pesquisa de mercado, informações e ferramentas de análise.

Fonte DCC Comunicação 02/05/2013 às 21h

A parceria tem como principal objetivo oferecer conteúdo e dados estratégicos para convidados e associados durante o Café da Manhã mensal da ABRE, tornando o evento ainda mais estratégico, através de informações primordiais para o planejamento das empresas.

Para isso, a Nielsen fará palestras com informações, números e estatísticas do mercado de atuação do tema proposto no Café.

A parceria faz parte do trabalho realizado pela ABRE à frente da indústria de bens de consumo, propiciando a integração deste setor e o fomento ao seu desenvolvimento tecnológico, à inovação e ao design, o conduzindo para o progresso e renovação.

Para Isabella Salibe, gerente de marketing da ABRE, a parceria vai ao encontro da nova forma de atuação da Associação, que calcada em quatro pilares principais –Integrar, Informar, Representar e Fazer Parte – está em busca de parcerias que agreguem ainda mais valor e informação estratégica para os associados. “Nosso foco não é apenas na embalagem em si e em suas tecnologias, mas em todos os assuntos que permeiam o setor sendo um deles, de grande relevância, o consumidor, seus hábitos e comportamentos de compra. A parceria com a Nielsen, líder global em pesquisa de mercado, traz ainda mais credibilidade aos nossos eventos.”

Já Eliane Dal Colleto, Marketing Communication Manager Nielsen Brasil comenta que “Quando fomos procurados pela ABRE para firmar mais um ano de parceria, não hesitamos. A ABRE tem, ao longo dos últimos anos, realizado eventos de alto valor para o mercado, além de ser uma associação atuante e representativa de um dos segmentos mais importantes do mercado. Tem sido uma ótima experiência oferecer as análises de mercados da Nielsen para a ABRE”.

As análises de mercados da Nielsen são utilizadas pelas maiores empresas do país para medir seu desempenho, analisar a dinâmica do mercado, diagnosticar e resolver problemas de marketing e vendas, identificando oportunidades de crescimento.

SOBRE A ABRE

Fundada há 46 anos, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva e usuária de embalagem no Brasil por meio de suas inúmeras ações, fomentando as atividades desse mercado. A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor - fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design Estratégico, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Assuntos Estratégicos, Consultivo Legislativo, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).

Através de seu incessante e ativo trabalho, a ABRE alcançou importantes conquistas, fruto da representação do setor junto aos órgãos da indústria, do governo estadual e federal e da sociedade como a participação no Grupo de Trabalho Temático de Embalagens (GTT de embalagens) para debate sobre a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, grupo designado pelo Governo Federal para discussão e elaboração das propostas no que se referem ao gerenciamento das embalagens pós-consumo e o Pacto Setorial entre a ABRE e o Ministério do Meio Ambiente que visa promover a educação do consumidor, através do emprego da simbologia técnica de descarte seletivo de embalagens e de identificação de materiais. O Pacto é baseado na Cartilha de Diretrizes de Rotulagem Ambiental, que está em sua segunda edição, desenvolvida pelo Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ABRE.

Além disso, a Associação promove o Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE, principal evento do setor de embalagens no país, reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada dois anos, em 2012 teve como tema “Co-creative Packaging: o desafio de inovar com o consumidor”.

Também promove o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Institucional do setor, realizado anualmente premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação realizou em outubro de 2011 o Fórum Estratégico de Design sob o tema “Consumidor 3.0 – o valor da nova consciência de consumo”. A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO), sendo responsável pelo marketing mundial desta entidade desde 2007 e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial.

O Estudo Macroeconômico da Embalagem ABRE-FGV - realizado há 16 anos pelo IBRE/FGV –Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas e coordenado pelo professor Salomão Quadros, com exclusividade para a Entidade, é uma importante ferramenta para as empresas nortearem suas ações e estimular o desenvolvimento econômico do país.

A Entidade oferece assessoria jurídica para associados, um serviço exclusivo para empresas associadas realizado em parceria com o escritório Kanamaru Advogados. Por meio desta parceria, a Kanamaru presta serviços de assessoria jurídica, análise de contratos, bem como pareceres jurídicos referentes às consultas solicitadas. A prestação do serviço acontece em duas horas de atendimento por mês por empresa associada.

A ABRE oferece também a Orientação para Desenvolvimento de Embalagem e Logística que tem como principal objetivo atender empresas que estejam buscando orientação para melhorar a performance de suas embalagens, contribuindo para identificar soluções. O serviço é oferecido para associados por meio de reuniões individuais pré-agendadas para debater dúvidas e problemas.

O Programa Embaixador, lançado em 2012, tem o intuito de ampliar o relacionamento da Entidade com o mercado, manter a comunicação ativa, se consolidando como um provedor de conteúdo relevante compartilhando conhecimento. Ao estar mais próxima do

a ABRE harmoniza as relações do setor e valoriza seus associados. Os embaixadores além de serem os responsáveis por fazer a interface da Entidade com o setor de embalagens levando informações sobre o trabalho da ABRE, identificam através destas ações as necessidades e anseios do setor, e também são responsáveis por divulgar as ações da Associação perante o governo, auxiliar nas realizações de eventos com indicações de palestras, divulgação para sua rede de contatos, entre outros.

Projeto Moçambique Brasil é um importante projeto para a Associação que assumiu o compromisso junto ao IPEX – Instituto para a Promoção de Exportações de Moçambique de contribuir para a formação de um Centro de Informações sobre embalagens na língua portuguesa. O Centro tem como meta fomentar o desenvolvimento da sua indústria de embalagens e o melhor atendimento das necessidades da agroindústria e das indústrias de bens de consumo daquele país tendo como foco o seu desenvolvimento econômico e social.

A Associação lançou em 2006 o livro "História da Embalagem no Brasil" reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor de embalagens no Brasil.

www.abre.org.br

DCC Comunicação
Fonte DCC Comunicação 02/05/2013 ás 21h

Compartilhe

A ABRE fechou parceria com a Nielsen, empresa líder global em pesquisa de mercado, informações e ferramentas de análise.