26° Fórum da Liberdade inicia segunda-feira

Fonte Enfato multicomunicação 06/04/2013 às 13h

Promovido pelo IEE, o evento que reunirá grandes nomes nacionais e internacionais durante os dias 8 e 9, na PUCRS, em Porto Alegre (RS), será transmitido ao vivo pela internet, possibilitando que o mundo inteiro acompanhe esse debate de ideias.

Na próxima segunda-feira, dia 8 de abril, inicia o 26º Fórum da Liberdade. Já consagrado internacionalmente como um dos maiores eventos de debate e discussão de ideias da América Latina, o Fórum de 2013 tem como tema O que se vê e o que não se vê. Empreendedorismo, liberdade de imprensa, segurança pública, educação, protecionismo, gasto público e infraestrutura serão algumas das abordagens das apresentações. As apresentações serão transmitidas ao vivo no site do evento (WWW.forumdaliberdade.com.br), permitindo que pessoas do mundo inteiro participem do Fórum.

Na solenidade de abertura, no final da tarde do dia 08, serão entregues os prêmios Libertas e Liberdade de Imprensa. O empresário João Roberto Marinho será agraciado com o Prêmio Libertas – Empresário de Comunicação, concedido aos empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios de economia de mercado e de respeito ao Estado de Direito democrático. Já o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, será homenageado com o Prêmio Liberdade de Imprensa, conferido aos profissionais que preconizam a liberdade de imprensa e que se dedicam ao desenvolvimento do pensamento crítico.

A 26ª edição do evento conta com sete painéis e três palestras especiais.

O primeiro painel (segunda-feira, dia 08 de abril, às 17h) trará um grande debate entre alguns especialistas em empreendedorismo: Luciano Huck, empreendedor e apresentador da TV Globo; Marcos Troyjo, professor e diretor do BRIClab, da Columbia University; e Marcio Kumruian, fundador da Netshoes, que irão abordar Empreendedorismo – Há empreendedorismo sem lucro?.

Após a Solenidade de Abertura, no dia 8, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini fazem as palestras especiais de abertura do evento. O grande encontro será às 19h30.

O segundo painel (segunda-feira, às 20h15min) irá tratar sobre Liberdade de imprensa – Qual o preço do silêncio?. Os debatedores serão Julio Saguier, presidente do jornal La Nación, da Argentina; e Fabio Barbosa, presidente do Grupo Abril S.A. O mediador será Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS.

Segurança Pública – Qual o custo da insegurança? será o tema do terceiro painel (terça-feira, dia 09 de abril, às 9h30min) do evento. Contará com a participação do gaúcho José Mariano Beltrame, Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro; Jairo Jorge, atual prefeito de Canoas (RS); e o presidente da ONG Movimento Viva Brasil, Bene Barbosa.

O quarto painel (terça-feira, 11h) do Fórum terá debates sobre Protecionismo – Protegendo quem de quem?. Quem trará exemplos para o público será o Randy Simmons, cientista político, professor, escritor e presidente do departamento de Ciência Política na Universidade Estadual de Utah (USA); Jorge Ávila, presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e o fundador e atual presidente do Instituto Mises Brasil, Hélio Beltrão. O jornalista Tulio Milman será o mediador do painel.

O quinto painel (terça-feira, 14h30min) discutirá Falta de infraestrutura – A infraestrutura pública é gratuita?, tendo como participantes o diretor-presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Paulo Kakinoff; o economista e ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung; e o economista espanhol Gabriel Calzada Alvares.

Educação Básica – Quais as consequências da ignorância? será o tema do sexto painel (terça-feira, 16h15min), que contará com as presenças da Ozires Silva, reitor do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte); Gustavo Cerbasi, especialista em finanças pessoais com dez livros publicados; e Luís Filipe Reis, Chief Corporate Centre Office (CCCO) no grupo português Sonae.

O sétimo painel (terça-feira, 18h) do 26° Fórum da Liberdade abordará o tema Gasto público - Quem paga a conta?. Para debater o assunto o Fórum contará com o Yaron Brook, presidente da Ayn Rand Institute, organização não governamental, com sede nos Estados Unidos; Eduardo Campos, atual governador de Pernambuco e presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB); e o islandês Hannes Gissurarson, historiador, filósofo e doutor em política.

A palestrante de encerramento do evento (terça-feira, 19h30) ficará a cargo da blogueira cubana Yoani Sánchez.


Prêmio Liberdade de Imprensa

Carlos Ayres Britto
O Prêmio Liberdade de Imprensa é conferido aos profissionais que preconizam pela liberdade de imprensa no Brasil e que se dedicam ao desenvolvimento do pensamento crítico. No 26º Fórum da Liberdade o homenageado será o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o jurista Carlos Ayres Britto.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto compôs o STF por nove anos e chegou à presidência da Corte. Também foi presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Foi relator do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 130 (ADPF nº 130), que declarou, ainda em 2009, que a Lei de Imprensa (Lei nº 5.250/1967) é incompatível com a Constituição Federal de 1988. Naquela ocasião, afirmou que: "quanto mais a democracia é servida pela imprensa, mais a imprensa é servida pela democracia".


Prêmio Libertas – Empresário de Comunicação

João Roberto Marinho
O Prêmio Libertas é concedido aos empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios de economia de mercado e de respeito ao Estado Democrático de Direito. Neste ano, o escolhido para receber a premiação foi o empresário João Roberto Marinho.

Carioca, João Roberto Marinho é o terceiro dos quatro filhos do jornalista Roberto Marinho. Empresário, presidente do conselho editorial e vice-presidente das Organizações Globo, também é membro do conselho do Instituto Millenium. Iniciou a carreira como jornalista no conceituado jornal O Globo. Atualmente controla a Fundação que recebe o nome de seu pai e cuida das emissoras de rádio do grupo.

A Rede Globo é uma das maiores emissoras de televisão do mundo. Atualmente, cobre 98,44% do território nacional, atingindo 5.482 municípios e 99,50% da população, com cerca de 90% de programação própria.


PROGRAMAÇÃO 26° FÓRUM DA LIBERDADE

8 de abril – segunda-feira

17h – 1º Painel: Empreendedorismo - Há empreendedorismo sem lucro?
Palestrante – Luciano Huck
Palestrante – Marcos Troyjo
Palestrante – Marcio Kumruian
Mediador – Michel Gralha

18h30 – Solenidade de abertura
Prêmio Liberdade de Imprensa – Carlos Ayres Britto
Prêmio Libertas – João Roberto Marinho

19h30 – Palestras Especiais de Abertura
Palestrante – Jorge Gerdau Johannpeter
Palestrante – Alexandre Tombini

20h15 – 2º Painel: Liberdade de imprensa – Qual o preço do silêncio?
Palestrante – Julio Saguier
Palestrante – Fabio Barbosa
Mediador – Nelson Sirotsky

9 de abril – terça-feira

9h30 – 3º Painel: Segurança Pública – Qual o custo da insegurança?
Palestrante – Bene Barbosa
Palestrante – José Mariano Beltrame
Palestrante – Jairo Jorge
Mediador – Guilherme Fração

10h – Coletiva de Imprensa: Lançamento do Índice de Liberdade Econômica 2013
Local: Sala de imprensa

11h – 4º Painel: Protecionismo – Protegendo quem de quem?
Palestrante – Randy Simmons
Palestrante – Jorge Ávila
Palestrante – Hélio Beltrão
Mediador – Tulio Milman

12h30 – Almoço

14h30 – 5º Painel: Falta de infraestrutura – A infraestrutura pública é gratuita?
Palestrante – Paulo Kakinoff
Palestrante – Paulo Hartung
Palestrante – Gabriel Calzada Alvares
Mediador – Eduardo Fernandez

15h15 – Lançamento do livro A Virtude do Egoísmo: O princípio racional da ética objetivista, de Ayn Rand - Sessão de autógrafos com o presidente do Ayn Rand Institute, Yaron Brook
Local: Estande do Instituto Liberdade

16h15 – 6º Painel: Educação Básica – Quais as consequências da ignorância?
Palestrante – Ozires Silva
Palestrante – Gustavo Cerbasi
Palestrante – Luís Filipe Reis
Mediador – Lisiane Pratti

18h – 7º Painel: Gasto público – Quem paga a conta?
Palestrante – Yaron Brook
Palestrante – Eduardo Campos
Palestrante – Hannes Gissurarson
Mediador – Bruno Zaffari

19h30 – Palestra Especial de Encerramento
Palestrante – Yoani Sánchez


PARA VER O CURRÍCULO DOS PALESTRANTES, CLIQUE AQUI.

Inscrições estão abertasAs inscrições para o 26° Fórum da Liberdade já estão abertas. O cadastro para participação nas palestras e painéis pode ser realizado pelo site www.forumdaliberdade.com.br.

Sobre o Fórum da LiberdadeO Fórum da Liberdade é realizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) desde 1988 e reúne, durante dois dias de evento, mais de 6 mil pessoas. Ao longo das 25 edições já realizadas, o Fórum reuniu mais de 60 mil participantes, 243 conferencistas, 6 chefes de Estado, 5 ganhadores do Prêmio Nobel de Economia, 103 acadêmicos e intelectuais, 21 ministros de Estado e 30 lideranças empresariais. Neste período, foram debatidos temas de cunho econômico, político e social, sempre com o intuito de apresentar à sociedade a opinião das diversas lideranças mundiais e, preponderantemente, abrindo espaço para a pluralidade de ideias. O Fórum alcançou reconhecimento e credibilidade nacional e internacional, através dos grandes conferencistas que reúne em Porto Alegre e da seriedade e dedicação colocada em cada atividade do evento.

Sobre o IEEO Instituto de Estudos Empresariais foi fundado em Porto Alegre há 28 anos por 20 integrantes. Atualmente conta com cerca de 150 associados ativos, entre 20 e 35 anos, que participam semanalmente de eventos internos de desenvolvimento e formação. A entidade tem como intuito a formação de jovens lideranças empresariais que se comprometam com um modelo de organização social e política para o Brasil, baseado no ideal democrático de liberdades individuais e orientados na defesa e manutenção dos valores da economia de mercado e da livre iniciativa. Como pioneiro e referência na formação de líderes, o IEE foi modelo para instauração de entidades semelhantes em outras capitais brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte e Vitória. Desde 1988 o IEE promove anualmente o Fórum da Liberdade - evento consagrado nacionalmente e considerado o maior evento liberal da América Latina.

Mais informações:www.forumdaliberdade.com.br
Facebook (Fórum da Liberdade)
Twitter (@fliberdade)
YouTube (forumdaliberdade)

Serviço:
O quê: 26° Fórum da Liberdade
Tema:
O que se vê e o que não se vêQuando: 08 e 09 de abril de 2013
Onde: Centro de Eventos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 41)
Inscrições:
www.forumdaliberdade.com.br
Mais informações: (51) 3335.1588 – contato@forumdaliberdade.com.br

Enfato multicomunicação
Fonte Enfato multicomunicação 06/04/2013 ás 13h

Compartilhe

26° Fórum da Liberdade inicia segunda-feira