19ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios, em São Paulo

Fonte DFreire Comunicação e Negócios 19/05/2012 às 9h
A GS1-Associação Brasileira de Automação é uma das expositoras da Hospitalar 2012- 19ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios, em São Paulo, entre 22 e 25 de maio, no Expo Center Norte. A GS1 Brasil se destaca entre os participantes do evento pelas soluções que auxiliam na segurança do paciente, incluindo o código GS1 DataMatrix.
A tecnologia de identificação por meio de código bidimensional, o código GS1 DataMatrix, é uma ferramenta indicada para auxiliar nas rotinas de recebimento, movimentação e separação de medicamentos na farmácia hospitalar. A partir da prescrição eletrônica do paciente, o farmacêutico usa um leitor de código bidimensional capturar a informação codificada pelo fabricante no código contido nas doses unitárias a serem ministradas aos pacientes. Para garantir a segurança do paciente, o sistema do hospital consegue conferir sistemicamente se o medicamento separado a ser administrado é o destinado ao paciente.
De acordo com Ana Paula Maniero, assessora de Soluções de Negócios da GS1 Brasil, “o código GS1 DataMatrix é a forma mais confiável para pacientes e profissionais da saúde no que se refere a rastreabilidade e segurança”. “É muito importante para a GS1 Brasil participar deste que é um dos maiores eventos do setor no país; vamos trocar informações com profissionais e apresentar as vantagens para toda cadeia de suprimentos com a adoção de padrões internacionais”, completa a executiva.
A GS1 Brasil espera uma grande visitação em seu estande para expor a importância de normas e padrões na cadeia de suprimentos, sua ligação com a segurança do paciente e compartilhar o aprendizado a partir das melhores práticas nacionais e internacionais.
No Brasil
Quatro grandes hospitais brasileiros já realizam investimentos para assegurar a segurança na administração de medicamentos aos pacientes. Albert Einstein, Maternidade Santa Joana, Oswaldo Cruz e Moinhos de Vento (RS) são parceiros da GS1 Brasil na adoção dos padrões GS1.
O uso de padrões globais oferece vantagens como rastreabilidade, redução de custos e de tempo em processos como o recebimento de medicamentos e etiquetagem, diminui a margem de erro e garante a segurança, além de otimizar os recursos humanos e reduzir perdas de materiais em função, por exemplo, do vencimento.
Sobre a GS1 Brasil
A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) de produtos e serviços na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos para o varejo, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 55 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.
DFreire Comunicação e Negócios
Fonte DFreire Comunicação e Negócios 19/05/2012 ás 9h

Compartilhe

19ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios, em São Paulo