1ª Reunião Ordinária da Comissão do FNC/2013

Fonte Ascom/MinC 26/03/2013 às 16h

 

Dirigentes do MinC se reúnem para avaliação e seleção de projetos culturais

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou da abertura da 1ª Reunião Ordinária da Comissão do Fundo Nacional de Cultura (CFNC) em 2013, na manhã desta terça-feira (26), em Brasília.

O encontro reuniu os secretários e dirigentes das instituições vinculadas ao Ministério da Cultura (Agência Nacional do Cinema, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Casa de Rui Barbosa, Fundação Cultural Palmares, Fundação Nacional de Artes, Instituto Brasileiro de Museus e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A reunião foi presidida pela secretária-executiva do MinC, Jeanine Pires, e tratou da análise do regimento interno da comissão, da avaliação do Edital do Fundo Nacional de Cultura e da seleção dos projetos que serão contemplados nessa primeira etapa de distribuição do Fundo.

Para a ministra, o FNC é de grande importância por sua extensão, por alcançar todas as áreas de trabalho do MinC. “O ponto forte da distribuição dos recursos deve ser voltado à inclusão social no âmbito cultural”, declarou Marta ao explicar outras ações que a Pasta tem implantado nesse eixo, como o Sistema Nacional de Cultura, o Vale-Cultura e os Centros de Artes e Esporte Unificados (CEUs).

Além de ações que permitem o acesso da população aos bens culturais, a ministra ainda destacou como ponto focal para os trabalhos deste ano o aumento dos recursos para o FNC. “Vamos trabalhar para potencializar a aplicação do Fundo e atender a todos os setores”, disse.

Pauta

Na 1ª Reunião Ordinária da CFNC de 2013 também foi apresentado o panorama dos resultados do Edital FNC, de acordo com a distribuição de recursos por Estado e por Unidade Gestora da estrutura do Ministério. Conhecido como Edital de Demandas Espontâneas, o processo seletivo contemplou com recursos do FNC os projetos aprovados pelo MinC em fevereiro último.

 

Ascom/MinC
Fonte Ascom/MinC 26/03/2013 ás 16h

Compartilhe

1ª Reunião Ordinária da Comissão do FNC/2013